Esportes

Nessa página discutiremos sobre os esportes não olímpicos.


*********************************************************************************

Futebol Americano

O Futebol americano não tem origem conhecida. Alguns dizem que ele é o jogo mais semelhante ao harspatun, jogado na Grécia Antiga. Isso porque o objetivo do harspatum era levar a bola até o final do campo adversário para fazer pontos.
As datas de criação do esporte também são desconhecidas, alguns dizem que foi em 1874, surgindo por acaso após a partida de futebol (soccer) entre as universidades de Harvard (Estados Unidos) e McGill (Canadá). Os jogadores fizeram uma brincadeira, misturando algumas regras do futebol e do rúgbi.
Outros dizem que o esporte surgiu em 1880 através do professor Walter Camp, da Universidade de Yale, que organizou as regras do esporte. O primeiro jogo profissional só ocorreu em 1895 entre as equipes de Latrobe YMCA e Jeanette Athletic Club.

  • Entendendo o jogo:
A princípio o jogo parece ser violento. Mas é preciso  diferenciar agressividade de violência. O esporte realmente é agressivo, assim como as lutas e outros esportes, mas possui regras bem definidas para evitar a violência.
Cada equipe possui onze jogadores em campo e muitos reservas. Essa é a primeira curiosidade deste esporte: um time possui uma equipe quando ataca, outra quando defende e uma terceira para momentos especiais do jogo.
O campo de jogo tem 109,8 metros de comprimento por 48,8 metros de largura, no fundo de cada lado do campo há um espaço chamado end zone (zona final), onde os atletas tem que levar a bola para fazer pontos. No gramado existem marcações de dez em dez. Essas medidas são em jardas (1 jarda tem aproximadamente 1,09 metros) e são muito importantes para o jogo, as linhas tracejadas marcam de uma em 1 jarda. Atrás das end zones estão as traves, chamadas de Y.


O objetivo principal do esporte é marcar pontos e há algumas maneiras de se fazer isso:
    • Correndo com a bola até a end zone, marcando um touchdown - 6 pontos;
    • Recebendo um passe na end zone, fazendo um touchdown - 6 pontos;
    • Chutando um field goal no Y - 3 pontos;
    • Chutando um extra point no Y - 1 ponto;
    • Fazendo um safety - 2 pontos.
  • O ataque:
O time que ataca tem quatro tentativas (downs) para avançar 10 jardas, correndo ou passando a bola. Para um fácil entendimento, se uma equipe andar 2 jardas na primeira tentativa (1st down), restarão 8 jardas para as 3 próximas tentativas (downs). Se a equipe conseguir andar as 10 jardas, terá direito a mais 10 jardas, e assim por diante. Porém se a equipe não conseguir o avanço das 10 jardas, perde a posse de bola para a outra equipe no local da 4a. tentativa (4th down). Por isso, se uma equipe não conseguiu o avanço das 10 jardas em 3 tentativas, chuta a bola na quarta tentativa, para a outra equipe começar o seu ataque longe da end zone, ou seja, com mais dificuldade para pontuar.

Na tentativa, os atletas podem correr com a bola, avançando pelo campo, ou passar a bola. Porém, o passe deve ser feito uma única vez para a frente (passes para trás são permitidos quantas vezes forem necessários, mas são pouco utilizados). Normalmente o jogador que passa a bola é o que tem a melhor qualidade nesse fundamento: o Quarter Back (QB). Ele combina a jogada com a sua quipe e cada jogador tenta fazer exatamente como o combinado, para que o passe seja completado. Abaixo veremos algumas jogadas com um dos grandes Quarter Backs da história: Peyton Manning, do Indianapolis Colts.


As jogadas de corrida são bastante utilizadas para avançar pequenos espaços, mas, quando uma jogada de corrida dá certo e a defesa adversária falha na marcação, ela pode ter efeitos devastadores... TOUCHDOWN! Os atletas responsáveis pela corrida são os Running Backs (RB). Algumas vezes, os atletas chamados de Tight Ends (TE) podem receber passes de curta e média distâncias e tentar correr com a bola. Abaixo veremos alguns vídeos de corrida, com o atleta Adrian Peterson, do Minesotta Vikings.


Essas são as regras básicas do jogo, que possui muitas regras. À defesa, cabe tentar anular as tentativas do ataque, fazendo com que a bola seja devolvida para o time adversário tentar os seus ataques.

  • Flagbol ou Flag Football
O flagbol é uma adaptação do futebol americano para que todos possam jogar esse esporte sem a necessidade de equipamentos de proteção e sem correr risco de lesões mais graves. Os objetivos do jogo são os mesmos do futebol americano, com as mesmas pontuações, porém algumas mudanças são aceitas nesse jogo:

    • O número de participantes pode ser aumentado ou reduzido, de acordo com o espaço que ele é praticado;
    • No flagbol, a defesa marca o jogador, mas não pode derrubá-lo para interromper uma tentativa do ataque. Todos os jogadores tem em sua cintura algumas fitas. O jogador que está com a bola pode ter uma de suas fitas retirada pelo defensor, parando a jogado do ataque. Não há contato físico.
    • O jogo pode ser praticado por meninos, meninas ou equipes mistas, pois a qualidade física de cada um é respeitada e necessária para op  bom andamento da atividade.
Abaixo, segue um vídeo de flagbol:

Todos podem jogar, indpendentemente da idade!



******************************************************************************