quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festa Junina...
mas afinal, por que comemoramos essa festa?

       Vocês já se perguntaram o porquê de comemorarmos a festa junina? A festa tem muita ligação com o meio rural, com muitas relações entre o homem do campo e sua cultura. E nós, vivemos na cidade, distante dessa cultura do interior... Mas a resposta para essa questão é "CULTURA e CONHECIMENTO". As festas juninas fazem parte da história do nosso povo, desde a colonização e, na Europa, existe há muitos e muitos anos!!!

      Antigamente, antes mesmo do nascimento de Cristo, na Europa, os povos faziam homenagem aos deuses, que muitas vezes eram ligados aos fenômenos da natureza. O clima na Europa possui uma característica diferente do que ocorre aqui no Brasil: o Inverno é muito rigoroso. Naquele tempo, a sobrevivência nos meses frios dependia da quantidade de comida que os camponeses podiam produzir e guardar no verão para ser usada no inverno. No mês de junho, aproximadamente entre os dias 21 e 24, no início do verão, esses camponeses faziam homenagens à "Deusa Terra" e ao "Deus Sol" (entre outros) em agradecimento à colheita que seria farta no verão que iniciava. Portanto, a festa junina era a festa da colheita. Nessas festas alguns símbolos eram usados (e continuam sendo usados até hoje): a fogueira, danças, comida e o mastro. A fogueira representava a proteção contra a falta de chuva e as pestes que podiam atacar as plantações. No topo do mastro eram colocadas flores, frutas e sementes, representando a colheita em oferenda e agradecimento aos Deuses.

      O tempo passou e a festa se tornou parte da cultura europeia. Mas, a Igreja Católica, quando se tornou um poder muito forte na Europa fez algumas mudanças, introduzindo, por exemplo a homenagem à São João em substituição aos Deuses da natureza. Outra mudança importante foi a aproximação dos nobres e mais ricos ao festejo. Daí surgiu a quadrilha.

      A quadrilha, símbolo da nossa festa junina, não era nem um pouco parecida com o que vemos hoje. Ela surgiu na França e vem da "Contra-dança" holandesa. Abaixo alguns vídeos ilustram melhor a diferença da quadrilha realizada naquela época:

Contra-dança

Quadrille

Quadrille

Quadrilha caipira (tradicional)

Quadrilha Moderna (competição de quadrilhas) - parte 1

Quadrilha Moderna (competição de quadrilhas) - parte 2

Quadrilha Moderna (competição de quadrilhas) - parte 3

      Esse ano o 4o. ano dançará a dança do Pau de Fita, muito tradicional na região sul do nosso país!



Boa festa junina a todos!!!

2 comentários:

  1. professor é muito legal esse vídeos que você coloca professor eu queria que a nossa turma fosse assim e não ruim eu vou torcer muito para que eles não errem na festa junina tchau professor

    assinado ariane

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da Contra-dança!!!!!!!!!!

    Clarisse 5oB

    ResponderExcluir