terça-feira, 13 de setembro de 2011

Você conhece o Dodgebol?

Com certeza vocês já jogaram de um jogo parecido com o Dodgebol, a Queimada. Existem diversos tipos e variações de queimada. O dodgebol nada mais é do que a maneira competitiva de jogar a queimada. É um jogo com regras bem definidas e que tem a qualidade de trabalhar bastante a honestidade, pois os jogadores queimados e eliminados devem erguer os braços e assumir que estão saindo momentaneamente do jogo. Mas como se joga dodgebol?

O jogo ocorre em uma quadra dividida em 2 lados. Cada lado é subdividido em duas partes. As partes centrais formam a zona neutra (dead zone) e as partes do fundo da quadra formam a zona de ataque, conforme a figura abaixo:

Cada equipe deve ter 6 jogadores (no jogo oficial), mas na escola esse número pode ser adaptado para que todos possam jogar. A quantidade de bolas também pode ser modificada, de acordo com a necessidade, na regra oficial são 6 bolas.

O jogo começa com os jogadores sobre a linha da zona neutra e as bolas sobre a linha do meio da quadra. Ao sinal do apito, os jogadores correm para pegar as bolas e trazê-las, ou passá-las para um companheiro no seu campo de ataque. A partir daí é permitido queimar os adversários.

Um jogador só será queimado quando a bola acertar alguma parte do seu corpo, abaixo do pescoço e cair no chão. Se isso ocorrer, esse jogador estará eliminado momentaneamente.

Porém, se o jogador do ataque lançar a bola contra o adversário e ele ou um companheiro conseguir segurar a bola, sem deixar que ela caia no chão, o jogador que atacou será eliminado momentaneamente e um dos jogadores da equipe adversária que havia sido eliminado anteriormente, estará salvo voltará à quadra.

O jogo termina quando todos de uma equipe forem eliminados.

Esse jogo é bastante jogado nos Estados Unidos, eles possuem até federações que organizam os campeonatos, uma delas é a National Dodgeball League ( http://www.thendl.com ). O jogo é tão popular que fizeram um filme com o dodgebol, ele se chama "Com a bola toda", é uma comédia que conta a história de duas equipes de dodgebol que disputam uma academia através de um campeonato.

Abaixo alguns vídeos desse jogo:



Abraços, galerinha!!!

11 comentários:

  1. muito legal professor, adorei os videos!?!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei professor,tomará que na próxima aula a gente consiga jogar normalmente.

    ResponderExcluir
  3. mas quando for queimo e obrigatorio levantar a mao?
    Enzo 5o A

    ResponderExcluir
  4. Enzo, muitas vezes os jogos são criados a partir de brincadeiras que ocorrem na rua, nas escolas, nos páteos, etc...

    No jogo de dodgebol, para facilitar o andamento do jogo, se você for queimado e levantar a mão enquanto sai da quadra, estará demonstrando a sua honestidade e assumindo para todos que foi queimado e está saindo da quadra, evitando ser acertado por algum ataque de quem não viu se você foi ou não queimado.

    ResponderExcluir
  5. legal professo Fabino legal os videos tembem e legal demais coloque mais os videos OK assinado Ariane

    ResponderExcluir
  6. oi professor nessa aula a gente vai jogar de novo. abraços jooji

    ResponderExcluir
  7. oi professor video foi lega vc pode manda mais thauuuuuuuuuuuuuuu
    é noisssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  8. agora sim eu aprendiiiiiiiiiiiii vamos fazer de novo? asn isa 3o ano

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito desse jogo, acho que a gente poderia jogar outra vez. Charle

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do video e achei algumas coisas diferentes. Angela 3º ano

    ResponderExcluir
  11. Professor Fabiano, a gente pode jogar do outro jeito? Caio Freitas

    ResponderExcluir